Glossário

Pré-escolar - "Educar as crianças em idade pré-escolar significa dar-lhes oportunidades para realizar uma aprendizagem activa. As crianças em acção desenvolvem espírito de iniciativa, curiosidade, desembaraço e auto-confiança - características que lhes serão úteis ao longo de toda a vida"

Hohmann, Mary (1997)



A criança e a escrita
Qualquer situaçao de aprendizagem com que a criança se defronta na escola, tem sempre uma história prévia"
Vygotsky,1998


Educação

A primeira ideia que uma criança precisa de ter é a da diferença entre o bem e o mal. E a principal função do educador é cuidar de que ela não confunda o bem com a passividade e o mal com a actividade.
(Maria Montessori)



Animação

"(...) conjunto de práticas sociais que visam estimular a iniciativa e a participação das populações no seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida sócio-politica em que estão integradas."

(UNESCO)



Aprendizagem activa

"Pode julga-se uma sociedade pela sua atitude para com os mais novos, não só ... pelo que se diz sobre eles mas também pelo modo como esta atitude é expressa naquilo que lhes oferece à medida que crescem"

Elionor Goldschmied e Sónia Jackson (1994)

Bildung

Em geral, Bildung significa a configuração de uma matéria, uma forma pré-existente ou uma imagem, e em especial o desenvolvimento de dentro para fora, realiza-se num ser orgânico desde uma situação indeterminada a uma forma perfeita ou para a própria forma em si.

(Quintana Cabanas,1988)



Conceito de educação

A escola, erra na educação das crianças quando elas são obrigadas a estudar a contragosto. [...] é imprescindível despertar nas crianças o amor pelo saber e pelo aprender [...]. Nas crianças, o amor pelo estudo deve ser suscitado e avivado pelos pais, pelos professores, pela escola, pelas próprias coisas, pelo método, pelas autoridades”. (Comenius, 1997)
Curiosidade "Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
( Paulo Freire )


Didáctica

" A técnica de estimular, dirigir e encaminhar, no decurso da aprendizagem, a formação do homem".
Aguayo

Didáctica Magna
Didáctica Magna é um método universal de ensinar tudo a todos. E de ensinar com tal certeza, que seja impossível não conseguir bons resultados. E de ensinar rapidamente, ou seja, sem nenhum enfado e sem nenhum aborrecimento para os alunos e para os professores, mas antes com sumo prazer para uns e para outros. E de ensinar solidamente, não superficialmente e apenas com palavras, mas encaminhando os alunos para uma verdadeira instrução, para os bons costumes e para a piedade sincera.
Comenius

Educação " É no problema de educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade".
Jonh Comenius

Educação e formação:

O conceito de formação está intimamente ligado ao da educação. No pensamento pedagógico alemão, o conceito de formação significa:

"O ser humano nasce indivíduo e está destinado a conveter-se em pessoa".

(Thumus)

Educação segundo Aristóteles

"A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces."

Ensinamentos de Coménius

"A arte de ensinar não exige mais que uma disposição técnicamente bem feita do tempo, das coisas e do método.
John Coménius


Ensinar
Ensinar deriva do latim "insignare", que equivale a «mostrar ou expor uma coisa para que seja vista e apreciada»; estando muito tempo o ensino ligado ao mundo da didáctica (docente, emissão, acção) e a aprendizagem ligada à área da psicologia.

«Ensinar é provocar dinâmicas e situações em que possa acontecer um processo de aprendizagem por parte do aluno.»
Contreras (1990)

Ensino

« É aquele processo intencional e planeado para facilitar que determinados indivíduos se apropriam criativamente de alguma porção do saber com a intenção de elevar a sua formação.O ensino pode ser formal e não formal,escolar ou desescolarizado. ».

( Rafael Ochoa Flórez,1997)



High Scope
O modelo High/Scope é uma abordagem aberta de teorias de desenvolvimento e práticas educacionais que se baseiam no desenvolvimento natural das crianças. Podemos dizer ser um enfoque educativo orientado para o desenvolvimento da criança e da sua aprendizagem, integrando as perspectivas intelectual, social e emocional.
Ancorado nas teorias de Jean Piaget e seus seguidores acerca do desenvolvimento infantil, o modelo considera a criança como aprendiz activo que aprende melhor a partir das actividades que ele mesmo planeia, desenvolve e sobre as quais reflecte.


Metas de Aprendizagem

O projecto Metas de Aprendizagem insere-se na Estratégia Global de Desenvolvimento do Currículo Nacional que visa assegurar uma educação de qualidade e melhores resultados escolares nos diferentes níveis educativos.

Metodologia

Metodologia é o método aplicado a qualquer projeto, o seu método de fazer outra pessoa aprender, ou seja, o método didático. Metodologia é a subdivisão da lógica que estuda os métodos técnicos e científicos; É a arte de dirigir o espírito na investigação da verdade.


Pensamento Sincrético
Wallon identifica o sincretismo como sendo a principal característica do pensamento infantil. Os fenômenos típicos do pensamento sincrético são: fabulação, contradição, tautologia e elisão.


Curriculo- do Latim Curriculum, significa caminho, jornada, trajectória, percurso a seguir.


Curriculo Formal- o que alguma organização normativa prescreve. Também apelidado de Curriculo Oficial, Curriculo Prescrito ou Curriculo Plano.
Curriculo percebido- a percepção que os profissionais têm do Curriculo Formal.
Curriculo Real- o que se passa na sala de aula: a execução do plano. Também apelidado de Curriculo Actual.
Curriculo ausente- os elementos culturais que o poder político, a administração educativa e a Instituição/Escola decidiram não trabalhar com os Educandos /Alunos.
Curriculo Experencial-Aprendizagem- o que os Educandos/Alunos entendem que lhes é fornecido.
Curriculo Oculto- o que os Educandos/Alunos aprendem na Instituição/Escola decorrente do modo como se planifica e organiza quer o processo educativo-desenvolvimento/ensino-aprendizagem quer o funcionamento geral da Instituição/Escola, mas que não é claramente incluido na planificação (papeis sociais,papeis sexuais,atitudes perante o mundo e a sociedade).

Competência- é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos(saberes, capacidades, informações, ect.) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações.

Projecto-distingue-se de uma mera actividade de Ensino.Aprendizagem pelo sentido que possui, pela intencionalidade que o orienta, pela organização que pressupõe, pelo tempo de realização que o acompanha e pelos efeitos que produz. Envolve uma articulação entre intenções e acções, entre teoria e prática, organizada num plano que estrutura essas acções. (Leite, 2001)

Projecto Curricular- meio facilitador da organização de dinâmicas de mudança na escola e de aprendizagens com sentido. Este conceito parte da crença de que a reconstrução do curriculo nacional, para que se contemple as situações e as características dos diversos contextos, tem mais probabilidades de gerar intervenções educativas adequadas e indutoras de um processo formativo de melhor qualidade para todos os alunos.

Projecto Curricular de Escola (P.C.E.)-projecto que define, em função do curriculo e do PEE, o nível de prioridades na escola, as competências essenciais e transversais em torno das quais se organizará o projecto e os conteúdo que serão trabalhados em cada àrea curricular.

Projecto Curricular de Estabelecimento/Escola (P.E.E.)-documento que define as estratégias de desenvolvimento do curriculo, visando adequá-lo ao contexo de cada estabelecimento/escola ou de Agrupamento e integrado no respectivo Projecto Educativo.

Projecto Curricular de Turma (P.C.T.)- tem por referência o P.C.E. e é feito para responder às necessidades da turma e para permitir um nível de articulação entre àreas disciplinares e conteúdos. É ao nível do P.C.T. que é possível respeitar os alunos reais e articular a acção dos/as professores/as de turma, cabendo ao concelho de turma construir essa articulação.

Projecto Curricular Integrado- constitui um dispositivo que possibilita uma acção educativa assente numa visao global das situações e numa organização que priveligia o trabalho colaborativo, entre professores, entre estes e os alunos, entre alunos, ou seja entre todos os actores de uma comunidade escolar e educativa.

Projecto Educativo- incerção social, cultural e profissional com vista à autonomia do jovem.

Projecto Pedagógico- campo escolar, jogando comdois tipos de actores-professores e alunos.

Projecto de Estabelecimento- coerência com as políticas pedagógicas locais (combate ao insucesso escolar e inserção dos jovens no seu papel de adultos). Do projecto pedagógico á pedagogia do projecto.

Projecto de Formação- o projecto como objectivo e como método caracterizando uma realização.

Ideário- conjunto de idéias a colocar em prática.

Escola- é todo e qualquer estabelecimento ou instituição que visa a educação. Esta ideia surgiu da filosofia dos gregos antigos, onde eles se reuniam em praças públicas para trocar ideias e praticar filosofia.

Auto Educação- individuo que se educa a sí próprio.

Behaviorismo- comportamento, conduta. É o conjunto das teorias psicológicas ( a Análise do Comportamento e a Psicologia Objetiva). O comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos.

Escola Tradicional- é caracterizada pela hetero-estruturação de saberes. Tem ênfase numa inteligência biologicamente determinada. "Filho de peixe sabe nadar".


Etologia- é a disciplina que estuda o comportamento animal. Está ligada aos nomes de Konrad Lorenz e Niko Tinbergen, sob influência da Teoria da Evolução, tendo como uma de suas preocupações básicas a evolução do comportamento através do processo de seleção natural. Segundo Darwin, cada espécie é dotada do seu próprio repertório particular de padrões de comportamento, da mesma forma que é dotada das suas próprias particularidades anatómicas. Os etólogos estudam esses padrões de comportamento específicos das espécies, fazendo-o preferencialmente no ambiente natural, uma vez que acreditam que detalhes importantes do comportamento só podem ser observados durante o contato estreito e continuado com espécies particulares que se encontram livres no seu ambiente.


Hetero Educação- individuo que educa outros.

Inter Educação- individuo que educa e é educado.

Pedagogia- arte de educar. A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). No decorrer da história do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como correlato da educação. Entretanto, a prática educativa é um facto social, cuja origem está ligada à da própria humanidade. A compreensão do fenómeno educativo e a sua intervenção intencional fez surgir um saber específico que modernamente se associa ao termo pedagogia.

Didáctica- forma como conduzimos o sujeito a aprender.

Desenvolvimento- é um processo dinámico de melhoria, que implica uma mudança, uma evolução, crescimento e avanço.

Frases e Citações:
" O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criançadescobrir. Cria situações-problemas".
( Jean Piaget )

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes
brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
( Paulo Freire )

" Ler não é decifrar, escrever não é copiar".
(Emilia Ferreiro)

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
( Paulo Freire )
"Há quem diga que todas as noites são de sonhos.
Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão.
Mas no fundo isso não tem muita importância.
O que interessa mesmo não são as noites em si, são os sonhos.
Sonhos que o homem sonha sempre.
Em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado."
( Shakespeare )

" O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender."
( Affonso Romano de Sant’Anna )

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta,que me inserena busca, não aprendo nem ensino".
( Paulo Freire )

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".

(Guimarães Rosa)

"Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como seensina e como se aprende".
( César Coll )

"Não se pode falar de educação sem amor".

( Paulo Freire )

"O profissional que não lê livros e revistas de sua especialidade é um charlatão".
( Lauro de Oliveira Lima )

"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal".
( Friedrich Froebel )

"Não devemos transformar a mediocridade em valor de vida".
( Lauro de Oliveira Lima )

" Ler não é decifrar, escrever não é copiar".
( Emilia Ferreiro )

"Um livro pode ser nosso sem nos pertencer. Só um livro lido nos pertence realmente".
( Eno T. Wanke )

"De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"
( Artur da Távolla )

"Educar é de certo modo transformar um animal humano em cidadão".
( Ferreira Goulart )

"O saber "entra" pelos sentidos e não somente pelo intelecto".
( Frei Betto )

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".
( Anísio Teixeira )

"Ao brincar com a criança, o adulto está brincando consigo mesmo".
( Carlos Drummond de Andrade )

"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".
( Paulo Freire )

"Nenhum ser humano é bastante perfeito para ter o direito de matar aquele que considera como inteiramente nocivo".
( Gandhi )

"Procure ser um homem de valor em vez de procurar ser um homem de sucesso".
( Albert Einstein )

"O coração da criança é campo favorável à semeadura do bem"
"Se uma criança vive com aceitação e amizade aprende a encontrar o amor no mundo"
"Duvidar de tudo ou crer em tudo. São duas soluções igualmente cômodas, que nos dispensam, ambas de refletir!"
( Henri Paincore )

" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."
( Rubem Alves )