terça-feira, 14 de junho de 2011

Princípios didácticos do uso do computador

Por: Vera Lúcia Camara F. Zacharias é mestre em educação:

• não ter como objetivo e ensino da computação pela computação.

• as estratégias de utilização devem ser definidas em função da proposta pedagógica da escola, em sintonia com o uso dado ao computador.

• ser compreendido pelos docentes como mais uma ferramenta para realizar e/ou complementar a construção de conceitos em quaisquer áreas de atividades, através de uma abordagem lúdica.

• permitir a livre exploração pela criança do computador, como ferramenta para resolver problemas ou realizar tarefas como desenhar, pintar, analisar, classificar, seriar, abstrair, estabelecer relações, escolher alternativas de ação etc.

• ter o projeto da Informática Educativa dirigido por um profissional que tenha não só o conhecimento da máquina e de seus programas, mas que saiba como o aluno constrói o seu conhecimento, as etapas do desenvolvimento infantil, para que se possa realizar escolhas dos softwares adequados.



Sem comentários:

Enviar um comentário