domingo, 4 de dezembro de 2011

Avaliação do Projeto Curricular de Turma

Avaliação do PCT


A avaliação do PCT deverá contemplar:

Metas – qual foi ou quais foram as metas que nortearam o seu projecto curricular?
•Deverá defini-las e fazer constar se foram ou não atingidas;
• Identificar os constrangimentos que dificultaram o processo;
• Ajuizar sobre os resultados relativamente ao impacto nas crianças, nomeadamente no desenvolvimento das competências visadas aquando da sua definição.

Cumprimento das actividades definidas no PCT – (plano anual de atividades, planificaçõe mensais, etc.)
• Deverá referir se foram concretizadas as atividades previstas, sem as enunciar, uma vez que constam das planificações e no PCT;
• Identificar quais as atividades que não foram concretizadas e as razões que o justificam.

Outros projectos – Integrado no PCT há a destacar algum projeto específico?
• Identifique o(s) projeto(s) e ajuíze relativamente à sua concretização, dificuldades encontradas e resultados obtidos (impacto).

Estratégias e metodologias - Relativamente às estratégias e metodologia definidas no PCT:
•Deverá referir se foram ou não adequadas;
• Se houve necessidade de proceder a reformulações com vista a uma resposta mais eficaz;

Resultados – Tendo por referência a avaliação das crianças, deverá reflectir sobre os resultados obtidos:
•Foram desenvolvidas as competências essenciais definidas no PCT?
•Globalmente, com base nos elementos de que dispõe, como classifica os resultados obtidos?

Articulação curricular – O PCT contempla a articulação com outros níveis de ensino?
•Deverá ajuizar sobre a adequação das actividades concretizadas e sobre o impacto nas crianças.

Um aspecto a reter é que tudo que foi alvo da sua atenção na elaboração do PCT deverá ser avaliado! Negar a avaliação de aspectos definidos no PCT é retirar-lhes importância, esvaziando-os de intencionalidade educativa. Por essa razão, se está definido no PCT, deverá ser avaliado. Poderá ainda acontecer que tenha concretizado outras atividades que não foram definidas no PCT. Estas deverão ser identificadas e alvo de reflexão.

A interação escola / família / comunidade deverá ser igualmente alvo de análise em função da sua relevância para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem.

Avaliar o PCT implica avaliar a adequação das suas escolhas relativamente à definição de metas e estratégias, a sua capacidade de gestão e concretização dos planos de ação e o impacto expresso nos resultados obtidos. Quanto mais objectivos forem os dados de que dispõe, mais clara e precisa será a avaliação e em consequência, mais eficaz.
Daqui ressalta a evidência de que a avaliação do PCT não será traduzida num extenso documento mas num par de páginas.

Texto de Albertina Pereira


                                            

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