segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Livros a Não Perder de Vista!


A Escola para Todos e a Excelência Académica

António Magalhães e Stephen R. Stoer

Este livro situa-se na continuidade do debate que, em 1998, se iniciou com o livro Orgulhosamente Filhos de Rousseau e do esforço para que este debate não se confinasse ao universo mais ou menos estreito da academia. De facto nos últimos anos a discussão das opções de política educativa ultrapassaram as fronteiras dos discursos dos especialistas e ocupam um importante papel na praça pública. Jornalistas, pessoas públicas, especialistas das mais diferentes áreas, professores e cidadãos ocuparam espaços e tempos significativos em jornais, televisões e rádios, emitindo opiniões, dando pareceres e tomando posições acerca dos rumos que a educação em Portugal está a tomar e acerca daqueles que deveria, a seu ver, tomar. Para o olhar sociológico, esta mobilização é já, e por si só, motivo de grande curiosidade. Todavia, o que lhe parece estar na base é o fenómeno, historicamente novo em Portugal, da massificação da escolarização.




Transnacionalização da Educação: Da Crise da Educação à "Educação" da Crise

Stephen R. Stoer, Luiza Cortesão e José A. Correia (Orgs.)


Neste volume olha-se para o conceito de globalização através da janela da educação. Procura-se compreender uma situação que é cada vez mais generalizadamente referida como a crise da educação ou, mais especificamente, a crise de uma forma particular de educação identificada normalmente com o modelo escolar desta, a chamada "escola para todos". Esta crise da educação escolar coincide com a época de transnacionalização do campo da educação. Assim, os estudos incluídos neste volume, ao mesmo tempo que procuram compreender melhor o significado desta crise, tentam repensá-la à luz do processo de globalização. Este processo é, simultânea e contraditoriamente, uma força objectiva capaz de limitar a "soberania normal" do sujeito (neste caso, a educação escolar) e um meio para promover a libertação deste. Neste volume a primeira situação é referida como a "crise da educação" e a segunda como a "educação da crise".




Ser Professor: Um Ofício em Risco de Extinção?



Reflexões sobre práticas educativas face à diversidade, no limiar do século XXI
Luiza Cortesão

(...) no texto ir-se-à analisar questões de produção e reprodução do saber nos papéis desempenhados pelos professores e pelos investigadores, produção e reprodução essas que parecem confluir e interagir assumindo, eventualmente, algumas especifidades em cada um dos diferentes graus de ensino. (...)








A Avaliação Formativa



- Que Desafios?



Luiza Cortesão

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