sábado, 19 de novembro de 2011

A Propósito de Avaliação!

Formação, Desempenho e Avaliação de Professores


                                                               


Com este livro os autores pretendem trazer para a reflexão e o debate a condição do professor, sublinhando o desenvolvimento profissional enquanto prática social e a importância da aprendizagem inter-pares para a transformação das práticas profissionais, assumindo a investigação-acção um papel valioso na construção de conhecimento prático relevante.


A avaliação do desempenho dos professores e a avaliação do mérito continuam na ordem do dia. Muito se tem falado e escrito sobre esta questão na comunicação social, porém, quase sempre com pouca profundidade e frequentemente com recurso a argumentos de senso-comum.


Embora tenham já surgido outro livros no mercado, nenhum outro se debruçou em simultâneo sobre três questões: a formação, o desempenho e a avaliação. Estes três temas são aqui tratados com rigor e de forma inter-ligada. Os autores apresentam-nos uma reflexão profunda sobe o modelo de avaliação dos professores, extraindo conclusões imprescindíveis tanto para a condução do processo avaliativo como para a reflexão critica acerca desse modelo em vigor.





A quem ainda não desistiu de inventar dias mais claros!..

Licenciado em Filologia Românica (Universidade do Porto, 1978),Mestre em Administração Escolar pela Universidade do Minho (1992). Investigador. Doutor em Educação pela UCP (2009).Professor Convidado da Universidade Católica Portuguesa.






 Seis capítulos: 1. Profissão: professores, 2. A Carreira docente, 3. A avaliação de desempenho, 4. As condições de trabalho, 5. O Regime disciplinar, 6. Doze Estratégias de sobrevivência (4 de natureza pessoal, 3 de natureza colectiva, 5 de natureza organizacional). Contém ainda um CDR com 36 anexos (grelhas, listas de verificação, guiões de trabalho que o leitor pode re-elaborar adaptando ao seu contexto). Provavelmente o livro mais completo, informado e útil para a acção concreta dos professores. Numa edição da Fundação Manuel Leão, o nº 1 de uma nova colecção - DPP, Desenvolvimento Profissional de Professores.



E para terminar:





                                                          





           

Sem comentários:

Enviar um comentário