sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Ter Sempre Presente: Os quatro pilares da educação




Em “Os quatro pilares da educação”, Jacques Delors inicia o texto propondo que a educação deve transmitir de forma maciça e eficaz, saberes e saber-fazer evolutivos, adaptados à civilização cognitiva, pois são as bases das competências do futuro.

Delors afirma que não basta acumular uma determinada quantidade de conhecimentos no começo da vida de que possa abastecer-se indefinidamente. É preciso aproveitar e explorar todas as ocasiões de atualizar, aprofundar e enriquecer estes primeiros conhecimentos, do começo ao fim da vida, e se adaptar a um mundo de mudanças.

O autor sustenta que a educação deve ser organizada por quatro aprendizagens fundamentais, denominada por ele como “os pilares do conhecimento”, que são: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos e aprender a ser.

- Aprender a conhecer; visa o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento e pode ser considerado como um meio e uma finalidade da vida humana. Meio para desenvolver suas capacidades profissionais, para comunicar-se, meio de apropriação, fundamentado no prazer da descoberta, do conhecer e compreender. Aprender a conhecer nada mais é que aprender a aprender;



- Aprender a fazer; esse pilar está ligado à questão da formação profissional, que se resume a colocar o conhecimento do aluno em prática, desenvolve também a aquisição de habilidades, competências e aprendizagem/qualificação social;



- Aprender a viver juntos; ter empatia, cooperação, saber conviver com as diferenças, ser capaz de evitar conflitos ou de resolvê-los de maneira pacífica, realizar projetos e objetivos em comum. A educação tem a missão de ajudar na descoberta do indivíduo, no conhecimento da diversidade humana, na consciência das semelhanças e da interdependência entre os seres humanos;



- Aprender a ser; esse integra os outros três pilares. O ser como totalidade; descoberta de si, imaginação e criatividade para desenvolver seus talentos.

Para Refletir:

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."                                                                                                                    (desconhecido)

Sem comentários:

Enviar um comentário