domingo, 11 de setembro de 2011

Hans Christian Andersen



Poeta e Escritor dinamarquês de histórias infantis, Hans Christian Andersen nasceu a 2 de Abril de 1805.
De origem humilde, filho de um sapateiro, Andersen teve dificuldades na sua educação. Apesar disso, ele aprendeu a ler desde muito cedo e adorava ouvir as histórias contadas pelo seu pai.
Hans Christian Andersen nasceu numa época em que a Dinamarca voltava-se para os valores nacionalistas e descobria os seus valores ancestrais.
De uma certa forma, graças à sua infância pobre, Andersen teve a hipótese de conhecer os contrastes de sua sociedade, o que influenciou bastante as histórias infantis e adultas que viria a escrever durante a sua vida.
Em 1816, quando o seu pai faleceu, Hans Christian Andersen precisou de abandonar a escola.
Apenas com onze anos, já demonstrava aptidão para o teatro e a literatura. Criou uma espécie de "teatro de brinquedos" onde apresentava peças clássicas. Memorizou muitas peças de Shakespeare e encenava-as com seus brinquedos.
Em 1819, aos catorze anos, Andersen saiu de casa e foi para Copenhaga, uma grande cidade e capital da Dinamarca, onde conheceu o director do Teatro Real, Jonas Collin.
Andersen trabalhou no teatro como actor e bailarino, além de escrever algumas peças. Durante esse período, os seus estudos foram financiados por Jonas Collin. Em 1828, entrou na Universidade de Copenhagen.
Escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido.
A obra que o tornou célebre em todo o mundo é Contos, traduzidos para diversos idiomas.
Entre 1835 e 1842, Andersen lançou seis volumes de Contos, livros com histórias infantis.
     

                                                                                                                                                                    

Ele continuou a escrever e a publicar os seus contos infantis até chegar, em 1872, a um total de 156 contos. No início, escrevia contos baseados na tradição popular, especialmente no que ele ouvia durante a infância, mas depois desenvolveu histórias no mundo das fadas ou que traziam elementos da natureza.Entre os contos de Andersen, podemos distingui-los em:







contos mais antigos e com origem na tradição popular: "Companheiro de Viagem", "Os Cisnes Selvagens" ...
contos literário no mundo das fadas : "O Duende",  "A Colina de Elfos"...
contos que trazem elementos da natureza: "O Rouxinol", "O Sapo", "O Abeto", "As Flores da Pequena Ida"...
contos com elementos autobiográficos: "O Soldadinho de Chumbo", "A Pequena Sereia"...
Outros contos importantes: "O Patinho Feio", "A Caixinha de Surpresas", "Os Sapatinhos Vermelhos", "O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio", "A Roupa Nova do Rei" e "A Princesa e a Ervilha".

    
                  Caricatura feita para a A.T revista-Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário