sábado, 20 de agosto de 2011

As Cem Linguagens da Criança



As Cem linguagens da Criança

Um texto já com bastante tempo e que provavelmente a maioria dos educadores conhece.
Um texto que nos faz reflectir sobre o que é realmente a nossa prática. Estaremos a dar voz à criança para exprimir as suas emoções, os seus desejos de aprender, a exprimir as suas ideias acerca da realidade que a rodeia? Ou estaremos a retirar à criança a oportunidade de explorar as suas brincadeiras, as suas aprendizagens através dos seus interesses e das suas necessidades? Façamos uma avaliação da nossa prática e vejamos se estamos a fazê-la da melhor forma.










                                                          
                           A criança tem cem linguagens

Cem mãos cem pensamentos

Cem maneiras de pensar

De brincar e de falar

Cem sempre cem

Maneiras de ouvir

De surpreender de amar

Cem alegrias para cantar e perceber

Cem mundos para descobrir

Cem mundos para inventar

Cem mundos para sonhar.

A criança tem

Cem linguagens

(e mais cem, cem, cem)

Mas roubam-lhe noventa e nove

Separam-lhe a cabeça do corpo

Dizem-lhe:

Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar

Para compreender sem alegria

Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.

Dizem-lhe:

Para descobrir o mundo que já existe.

E de cem roubam-lhe noventa e nove.

Dizem-lhe:

Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia

A ciência e a imaginação

O céu e a terra, a razão e o sonho

São coisas que não estão bem juntas

Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.

E a criança por sua vez repete: os cem existem!

                                                                          Loris Malaguzzi (1996)





















                                                   





Sem comentários:

Enviar um comentário