
As histórias na educação infantil são fundamentais na formação educacional da criança, em especial no início da escolaridade. Para o desenvolvimento de tal atividade deve ocorrer uma planificação, pois trata- se de um momento mágico que a criança irá vivenciar e absorver algo que venha a identificar com ela naquele momento.
Por ser considerada uma atividade tão importante na educação infantil, sugerimos aos educadores que lidam com crianças nesta fase algumas orientações que poderão beneficiar e conseqüentemente propiciar o desenvolvimento contínuo da criança no desenvolvimento da linguagem. São elas:

1. Contar histórias diariamente;
2. As histórias podem ser repetidas, dependendo do interesse dos alunos;
3. Alguns critérios devem ser seguidos como: livros com poucos textos, linguagens simples, maior número de ilustrações, sendo essas grandes e sugestivas e que satisfaçam o desejo dos alunos.
4. Baseada em informações passadas por pais em relação ao aluno, ir buscar histórias que venham ajudar a resolver um problema em questão. Por exemplo: Se uma criança recusa comer verduras em casa, selecione um tema voltado para a importância dos alimentos, de forma que a criança se identifique e o educador ajude a família, visto que a escola também tem essa função.
5. Ao planificar o momento de contar histórias, há determinados aspectos que são fundamentais e devem ser analisados:
• Local: as histórias não devem ser contadas apenas dentro da sala de aula, pelo contrário, ambientes diferenciados tornam o momento mais agradável (pátio, quadra, jardim, sentado em degraus, quiosques, entre outros).
• Posição: Os alunos devem estar numa posição confortável e a educadora deve ficar numa posição que permita a todos os alunos a visualização do livro e sua dramatização.
• Apresentação da história: é fundamental que a educadora conheça o texto da história, pois o ideal é que conte a história com suas próprias palavras, utilizando uma linguagem simples e um tom moderado, de forma que todos os alunos possam escutar de forma agradável.
• Horário: não deve existir um horário estipulado para o momento da história, deve acontecer de acordo com a necessidade e até mesmo de forma surpreendente para o aluno. Conforme uma situação ocorrida no ambiente, o educador poderá utilizar certa história que encaixe naquele momento de forma que venha contribuir na resolução e amadurecimento da criança.
• Motivação: cabe ao professor deixar como suspense a história a ser contada, de forma que venha despertar a curiosidade em seus alunos bem como a motivação do momento.
Ressalta-se que muitas vezes, apesar do educador ter feito uma preparação para esse momento, acontece que as crianças podem ficar dispersas. Sendo assim, sugere-se que o educador procure a participação das crianças fazendo pergntas, de forma que elas possam interagir com a história que está a ser contada.
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
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