Como contar Histórias.
As histórias na educação infantil são fundamentais na formação educacional da criança, em especial no início da escolaridade. Para o desenvolvimento de tal atividade deve ocorrer uma planificação, pois trata- se de um momento mágico que a criança irá vivenciar e absorver algo que venha a identificar com ela naquele momento.
Por ser considerada uma atividade tão importante na educação infantil, sugerimos aos educadores que lidam com crianças nesta fase algumas orientações que poderão beneficiar e conseqüentemente propiciar o desenvolvimento contínuo da criança no desenvolvimento da linguagem. São elas:
1. Contar histórias diariamente;
2. As histórias podem ser repetidas, dependendo do interesse dos alunos;
3. Alguns critérios devem ser seguidos como: livros com poucos textos, linguagens simples, maior número de ilustrações, sendo essas grandes e sugestivas e que satisfaçam o desejo dos alunos.
4. Baseada em informações passadas por pais em relação ao aluno, ir buscar histórias que venham ajudar a resolver um problema em questão. Por exemplo: Se uma criança recusa comer verduras em casa, selecione um tema voltado para a importância dos alimentos, de forma que a criança se identifique e o educador ajude a família, visto que a escola também tem essa função.
5. Ao planificar o momento de contar histórias, há determinados aspectos que são fundamentais e devem ser analisados:
• Local: as histórias não devem ser contadas apenas dentro da sala de aula, pelo contrário, ambientes diferenciados tornam o momento mais agradável (pátio, quadra, jardim, sentado em degraus, quiosques, entre outros).
• Posição: Os alunos devem estar numa posição confortável e a educadora deve ficar numa posição que permita a todos os alunos a visualização do livro e sua dramatização.
• Apresentação da história: é fundamental que a educadora conheça o texto da história, pois o ideal é que conte a história com suas próprias palavras, utilizando uma linguagem simples e um tom moderado, de forma que todos os alunos possam escutar de forma agradável.
• Horário: não deve existir um horário estipulado para o momento da história, deve acontecer de acordo com a necessidade e até mesmo de forma surpreendente para o aluno. Conforme uma situação ocorrida no ambiente, o educador poderá utilizar certa história que encaixe naquele momento de forma que venha contribuir na resolução e amadurecimento da criança.
• Motivação: cabe ao professor deixar como suspense a história a ser contada, de forma que venha despertar a curiosidade em seus alunos bem como a motivação do momento.
Ressalta-se que muitas vezes, apesar do educador ter feito uma preparação para esse momento, acontece que as crianças podem ficar dispersas. Sendo assim, sugere-se que o educador procure a participação das crianças fazendo pergntas, de forma que elas possam interagir com a história que está a ser contada.
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Este Blog pretende ser um bloguefólio profissional. Foi pedido no Complemento de Formação Científica Pedagógica em Educação de Infância na Escola Superior de Educação "Jean Piaget",pelo docente Drº Carlos Jorge Correia. Inicialmente terá a informação inerente ao curso e posteriormente partilhar, comentar e informar... sempre com muita alegria!.. Bem Vindos ao Mundo Encantado das Crianças!
ANA PAULA DIAS
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