domingo, 21 de agosto de 2011

Pensar, a Essència do Homem

                                

"A essência do homem é pensar: sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida que afirma, que nega, que conhece poucas coisas, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente."

                                                                                                                         RENE DESCARTES



Esta obra  tem como objetivo considerar os aspectos pedagógicos do processo cognitivo, afetivo e social que permeiam o processo de aprendizagens das crianças. É relevante que a criança aprenda a expressar suas idéias e opiniões, participando ativamente de seu próprio processo de aprendizagem fora e dentro do ambiente escolar. Portanto a escola busca a estimular os alunos a aprender gradativamente a selecionar, assimilar, interpretar, reformular, intuir, estimar, explicar e comunicar-se.

Este período representa um momento de reflexões sobre a nossa prática pedagógica e, por conseguinte, observar os avanços ou dificuldades de nossos alunos, no que diz respeito os conteúdos pedagógicos realizados.
Através das atividades desenvolvidas neste período podemos observar quais habilidades nossos alunos conseguiram assimilar e quais necessitam aprimorar.
Em síntese, é de fundamental importância a participação da família na vida escolar de seus filhos, pois estes estímulos, tanto da escola como na vida cotidiana, levara à formação de cidadãos com conhecimento, conscientes do seu papel na sociedade. Uma das finalidades essenciais da educação é fazer com que a criança de hoje e, conseqüentemente, o homem de amanhã se baste a si mesmo.











1 comentário:

  1. A construção da qualidade na educação, é hoje um desafio acrescido, complexo, de difícil avaliação e cujo sucesso depende de um conjunto variado de condicionantes.
    Como diz Formosinho " é imprescindível que, neste processo, se assuma a importância formativa e desenvolvimental dos anos da infância e se considere a criança um participante activo na construção da qualidade, com direito a ser ouvida, observada e a encontrar resposta às suas expectativas e interesses ".

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