quarta-feira, 24 de agosto de 2011

.Literatura Infantil

Um Mergulho na Imaginação!


“Se se quiser falar ao coração dos homens, há que se contar uma história. Dessas onde não faltem animais, ou deuses e muita fantasia. Porque é assim suave e docemente que se despertam consciências.”


                                                                                                            Jean de La Fontaine


Contar histórias foi, é e será sempre uma necessidade profunda do ser humano. As pessoas não podem viver sem fazer o relato mais ou menos pormenorizado do que lhes aconteceu ou o que pensam ter-lhes acontecido Para o comum dos mortais a vida tornar-se-ia um pesadelo insuportável se não dispusessem de um ouvido atento e amigo a quem recorrer nas horas boas e nas horas más.


Os que se tornaram escritores de certo modo não têm esse problema. Podem falar de si, das suas experiências, do que desejaram ou imaginaram em noites de delírio, amassar a realidade mais próxima com a fantasia mais distante, inventar histórias, criar personagens ao sabor do capricho ou da vontade. Seja o que for que escrevam acabara por ser lido por alguém.

Os livros surgem portanto em resposta a uma necessidade de quem produz, embora a existência de público ávido, interessado, ansioso, seja estimulante.

(…) Os livros de histórias são uma necessidade de quem escreve ou de quem lê?

O autor pode permitir-se tudo?

Há ou não há temas interditos?

Deve procurar uma linguagem simples?

O adulto conseguirá dirigir-se às crianças se escrever ao sabor da sua imaginação?

Se o texto tiver qualidade literária só por isso e acessível a grandes e pequenos?

As características próprias do público infantil devem ou não servir de referência ao escritor?

Os autores que utilizam essas referências fazem obras menores?

Será sequer legítimo falar de literatura infantil?

(…) Existe uma literatura infantil, pelo menos, desde o século XVIII.

(...) O talento literário não se confunde com o dom de comunicar com as crianças Só consegue empatia profunda com os mais novos quem tiver um talento específico para o fazer, o que não se aplica, como é



óbvio, apenas a quem escreve histórias.    
       
                              
Referência ao estudo de Magalhães, A.M; Alcada, I. Literatura infantil, espelho da alma, espelho do mundo. Revista ICALP,vol.20 e 21,Julho -Outubro de 1990,111-123.


Como Será Que a Criança Aprende?


A criança tem tudo a aprender. E o adulto está presente para a ajudar no seu processo de aprendizagem. Mas será que o adulto percebe que, tal como nós, a criança aprende aquilo que realmente é importante e relevante para si? A resposta e esta questão é-nos dada por Carl Rogers (cit por Norman Sprinthall e Richard Sprinthall, 1990, p. 321 e 322), que durante toda a sua carreira sublinhou a importância da qualidade das relações interpessoais e ressalva que a forma como nos relacionamos com os outros é central para o nosso desenvolvimento pessoal.


É essencial definir, desde já, que o importante não é saber o que nós, adultos, devemos ensinar às crianças, mas sim como elas aprendem, como se constrói a sua pessoa e o seu conhecimento do mundo.

Por outro lado, torna-se importante distinguir compreensão de aprendizagem. A primeira, significa “fazer a apreensão de”. A compreensão de algo é um processo quase imediato sendo apenas necessário comparar o que se apreende – o que se faz neste momento e o que se fez no momento anterior. Para além disso, para se compreender algo é necessário “estar interessado em.”
                    



                                           Literatura Infantil






1 comentário:

  1. olá, é desde a mais tenra idade que começa o nosso processo de leitura. A partir de nossos
    primeiros contactos com o mundo começamos a interagir com ele e com os seres que o
    habitam.O livro é uma fonte riquíssima que abre infinitas possibilidades para a criança
    compreender através da fantasia e da imaginação o que acontece a sua volta.A criança quando tem contacto com bons modelos literários, não só desperta a sua imaginação, como também facilita a expressão de idéias e a expressão corporal.Bjs

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